• Dr. Victor Hugo

Dores de cabeça frequentes podem indicar bruxismo


Se você tem dores de cabeça frequentes e desconhece o motivo, pode estar sofrendo um dos sintomas do bruxismo, um distúrbio em que a pessoa aperta ou range os dentes e geralmente no período do sono, por isso, muitas vezes é algo desconhecido.


Este é apenas um dos sintomas mais comuns. Além disso, o bruxismo pode apresentar outros sinais como: dores no pescoço, mandíbula e músculos da face; cansaço; alterações no sono; desgastes dentários, sensibilidade; amolecimento dos dentes; e estalos ao abrir e fechar a boca.


As causas podem ser as mais variadas e, de acordo com o Ministério da Saúde, a diferenciação de tipos pode indicar a origem do problema e o melhor tratamento. Isso porque existe o bruxismo de vigília, aquele ocorrido durante o dia e o bruxismo noturno, relacionado ao sono. Ambos podem ser desencadeado pelo uso de medicamentos, distúrbios neurológicos, apneia, estresse e ansiedade.


O diagnóstico deve ser feito por um profissional, que observará se há desgaste dentário, fratura de restauração ou de dente, língua marcada pelos dentes e/ou linha branca na parte interna da bochecha.


Existem várias opções de tratamento, como o uso da placa miorrelaxante, ajustes de oclusão, uso de medicação especifica e outras terapias indicadas de acordo com a necessidade de cada paciente.