Hábito de roer as unhas pode prejudicar a saúde bucal

O hábito de roer as unhas é um problema que vai além da estética. Quem tem, afirma ser difícil de abandonar, mas todo o esforço para isso é válido, principalmente quando se põe na balança os prejuízos que se pode ter ao longo do tempo, como os relacionados à saúde bucal, por exemplo.

A Academy of General Dentistry afirma que crianças ou adultos que roem as unhas podem fraturar, lascar ou desgastar os dentes anteriores por conta do estresse causado pela frequência da ação.

Outro alerta é para quem usa aparelho ortodôntico, que fica exposto ao risco da reabsorção radicular (encurtamento das raízes) ou, até mesmo, perda dental, em decorrência da pressão exercida sobre os mesmo, pois os aparelhos já expõem os dentes a uma pressão aumentada.

O hábito de roer unhas ainda pode ferir a boca e fazer surgir lacerações dos tecidos gengivais provocadas pelos cortes das unhas, ou algo mais grave como a contaminação por bactérias de outras partes do corpo levadas à boca pelas unhas. Estas bactérias podem ir parar na corrente sanguínea e causar lesões bacterianas, virais e fúngicas.