• Dr. Victor Hugo

O uso do piercing na boca oferece riscos à saúde e aos dentes


Há quem adore e também quem odeie. Mas é certo que o uso de piercing na região da boca ganhou muitos adeptos e é até visto como uma forma de expressão individual. Mas, muito além da estética ou da moda, o alerta é para os muitos riscos que a utilização deste acessório na língua, nos lábios ou nas bochechas oferece aos seus usuários.


Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que um piercing oral oferece são: infecção da boca; sangramento prolongado; dor e inchaço (se a língua inchar demais poderá fechar a passagem de ar e dificultar a respiração); danificar os dentes ou restaurações, como coroas ou jaquetas. Mas há riscos mais sérios como ferimento ou retração gengival, por meio do contato da peça de metal, que resulta em uma aparência desagradável e pode deixar os dentes mais vulneráveis à cáries e à periodontite.


O acessório ainda aumenta a produção de saliva, o que impede com que o usuário pronuncie corretamente as palavras e tenha a mastigação dificultada. O piercing oral também pode causar endocardite, que é a inflamação das válvulas e dos tecidos cardíacos.


Em resumo, a ferida causada pela perfuração do acessório dá às bactérias da boca a oportunidade de entrar na corrente sanguínea, podendo chegar ao coração. Outro alerta foi dado pelo Instituto Nacional de Saúde que identificou no uso do piercing uma possível forma de transmissão das hepatites B, C, D e G.


A orientação é para que se procure um dentista antes de perfurar qualquer parte da boca e, depois de aplicado o acessório, deve-se sempre removê-lo para fazer a higienização e do furo, por meio do uso de escova e o anti-séptico bucal

Nossa Clínica

Clínica Odonto V

Odontologia  de qualidade!

 

Dr Victor Hugo G. da Silva
cro-sp 101.662

Bertioga, Guarujá, Vicente de Carvalho, dentitas, dentista, odontólogo, odontologia, cirurgião-dentista, ortodontia, ortodontista, aparelho, autoligado, autoligável, ortoligável, invisivel, estético, protese, dentadura, ppr, fixa, adesiva, porcelana, cerâmica, implante, protocolo, imediato, overdenture, implantodontia, implantodontista, endodontia, endodontista, canal, dor, dói, dente, botox, preenchimento, facial, lipo, lipopapada, papada, gordura, periodontia, periodontista, faceta, lente, laminado, branco, limpeza, profilaxia, prevenção, cárie, restauração , obturação, sorriso, bucal, tratamento, saúde