TPM pode causar mau hálito!

A tensão pré-menstrual é velha conhecida (e inimiga) de muitas mulheres (e seus maridos). O período que antecede a menstruação é de mal-estar para algumas pessoas que apresentam sintomas como mudança de humor, dor de cabeça, inchaço, entre outros sinais incômodos. Como se não bastasse, essa fase também pode aumentar as chances do mau hálito e manifestar.

Além da TPM influenciar na produção hormonal, ela é um fator de tensão emocional e estresse. Esse fator diminui o fluxo de salivação, o que propicia o mau hálito. Durante a TPM também cai a imunidade, o que pode aumentar a proliferação de bactérias.

A mudança na alimentação nessa fase também ajuda a piorar o hálito. Alimentação inadequada pode comprometer o hálito não apenas na TPM, como em qualquer fase da vida. A boa notícia é que, ao tratar a tensão pré-menstrual, a halitose tende a melhorar. Além disso, existem mudanças de hábito que podem ajudar nessa fase, como: fazer atividade física regular, pelo menos três vezes por semana, ingerir, aproximadamente, três litros de água por dia nesse período e evitar tudo que puder aumentar o nível de estresse.